Coprocológico funcional das fezes
Instruções para paciente
DIETA: (deve ser seguida por três dias antes da coleta das fezes)1) Lactentes e até 1 ano de idade: Dieta habitual acrescida de uma colher de chá de azeite de oliva, em pelo menos três refeições diárias, durante três dias seguidos, ou conforme orientação médica.
2) 1 a 2 anos de idade: Dieta habitual acrescentando creme de leite e queijo prato (mínimo de 3 colheres de chá de creme de leite, por dia, em pelo menos duas fatias de queijo prato, dividido entre as refeições diárias), ou conforme orientação médica.
3) 2 a 5 anos: 1/3 da dieta do adulto (vide abaixo), ou conforme orientação médica.
4) 6 a 12 anos: Metade da dieta do adulto, ou conforme orientação médica.
5) Acima de 12 anos:
Dieta habitual, com introdução no almoço e jantar:
a) Quantidades usuais de carne vermelha mal passada (mínimo de 180 gramas diárias), batata assada e feijão (são marcadores obrigatórios de fragmentos de mastigação e digestão) PARA CADA REFEIÇÃO ACRESCENTAR: 1,5 colheres de sopa de azeite + 1 colher de sopa de creme de leite + 1/2 colher de sopa de manteiga + 1 fatia grossa de queijo prato.
b) No café da manhã e lanche da tarde: Dieta habitual, com o uso da manteiga e creme de leite do item a) acima.
Todos esses tipos de alimentos servirão como indicadores para as observações microscópicas dos resíduos fecais e para as dosagens coprológicas solicitadas pelo(a) médico(a) - assistente.
Essa dieta deve ser feita por três dias seguidos e todo o volume fecal da primeira evacuação do quarto dia, deverá ser coletado em frasco fornecido pelo Laboratório São Camilo.
Antes de coletar as fezes é necessário urinar no vaso sanitário, para evitar a contaminação das fezes com a urina. Para crianças que não têm ainda continência urinária, é recomendado o uso de coletores de urina, até o momento da evacuação no quarto